domingo, 10 de maio de 2009

Histórias de mim para ti ou Histórias mágicas de reais acontecimentos


Estrela da Luz


Como hei-de começar a minha história sem dizer “Era uma vez…”, “há muito, muito tempo”… Ou ainda, “No tempo em que os animais falavam…”? Na verdade quero-vos falar de uma menina. Uma menina dos tempos de hoje que existe mesmo, que anda na escola, que brinca, chora e respira tal e qual como tu. Melhor, é do seu nome que quero falar, da forma como ele lhe foi dado e das consequências dele na sua vida e na dos outros.
Estrela da Luz tem um apelido da mãe e um apelido do pai como a maioria das pessoas, mas só quando vai à consulta é que a médica o diz completo, Estrela da Luz Ferreira Dias. De resto ninguém a chama assim, uns como a professora, dizem: Estrela, e acabou aí. Outros, como os avós e os tios, dizem: Estrelita. Só a mãe e o pai a chamam por Estrela da Luz. Seja como for, quem ouve o nome da menina pela primeira vez não pode deixar de estranhar, ainda mais porque ela tem um enorme sorriso luminoso a condizer. – Se calhar é filha de algum artista, ou poeta! - Dirão vocês - nada disso, a mãe trabalha num escritório de advogados e o pai numa sapataria. – Então, como é que eles se lembraram de lhe pôr esse nome? - Perguntarão com toda a razão. - Esperem lá um bocadinho que conto-vos já.
Uma noite, estava a mãe da menina a dormir e, como é natural, começou a sonhar. Sonhou com uma linda estrela cheia de luz que rodopiava sobre um berço quase igual ao que estava a ser preparado para receber o bebé, tão bonito foi o sonho que a mãe acordou, pegou na mão do pai, pousou-a sobre a sua grande barriga e acordou o marido: -“ Apresento-te a menina Estrela da Luz.” – O pai muito ensonado resmungou e disse:
- Como é que sabes que vai ser uma menina?
- Sei. – Respondeu a mãe com os olhos a brilhar e o bebé aos pulos dentro de si.
E pronto, quando a bebé nasceu, o pai não teve outro remédio senão pôr o nome escolhido pela mulher. E vendo bem, que outro nome lhe poderia ficar melhor? Ela era um sol nas suas vidas. A menina mais bonita que eles tinham visto na sua vida!
Estrela da Luz era como todos os bebés, fazia birras de sono, fazia cocó, fazia xixi, vomitava o leite, chorava de noite, depois começou a rir e a fazer. Bábábá, como todos! Mas para os pais ela era a mais limpinha, a mais sossegadinha, a mais esperta e, claro a mais bonita e simpática do mundo. Tal e qual como os vossos pais pensam de vós, não é?
Estrela da Luz crescia como todas as crianças mas numa coisa era realmente diferente. Sabia sonhar. – Grande coisa! Todos sabemos sonhar! – Responderão vocês. É verdade, mas sonhar como Estrela da Luz sonha, aposto que poucos saberão. Digo-vos isto porque sei. Porque tenho conhecido muitos meninos e meninas e porque também entendo um pouco de sonhos. Podem acreditar que ainda não vi ninguém sonhar como Estrela da Luz! Ela sonha quando quer, nem precisa de fechar os olhos, basta-lhe desejar… e são tão belos os seus sonhos!
Qual é a diferença dos sonhos de Estrela da Luz e os nossos? Bem… e se eu vos disser que quando ela sonha tudo se modifica para melhor, na realidade?
Dei por isso quando um dia fui jantar a sua casa convidada pelos seus pais, de quem sou amiga. A televisão estava ligada, a dada altura, no telejornal, falaram de uma família que vivia numa casa toda em ruínas, cheia de bichos, húmida e feia. Os meninos que lá viviam estavam sempre doentes, dois deles até se encontravam internados no hospital, os pais desempregados, não sabiam o que fazer e pediam ajuda.
Estrela da Luz, pediu licença aos pais para se levantar da mesa e foi sentar-se no sofá declarando que ia sonhar. E sonhou!
Nesse sonho, viu que um grupo bondoso de pessoas ouvira o pedido de ajuda e decidira limpar, consertar e pintar a casa. Que o dono de uma fábrica ali perto, oferecera um emprego aos pais e que estes, apesar de terem um ordenado baixo, podiam pelo menos fazer face às despesas do dia-a-dia. Também sonhou que os meninos melhoravam e haviam recebido roupa, livros e brinquedos novos.
Eu sei, eu sei que qualquer um de nós podia sonhar uma coisa parecida! Mas o que aconteceu é que ao fim de alguns dias, no telejornal, vieram dizer que a família agradecia a todos que haviam ajudado, e tudo se passara tal e qual como Estrela da Luz havia sonhado. Connosco isso não acontece, pois não? Pois com ela é sempre assim, quando sonha ajudar uma menina doente a curar-se, um velhinho solitário a receber a visita de um filho que vive longe, ou uma mãe a ter a casa limpa e arrumada quando chega cansada do trabalho, tudo se realiza.
É, Estrela da Luz só costuma sonhar para o bem-estar dos outros, para ela, só tem um sonho, adivinham qual é? É de um dia deixar de sonhar. Porquê? Por que isso significaria que toda a gente seria feliz!







Sem comentários: