domingo, 17 de maio de 2009

Telmo, o marujo

A despedida

Antes de regressarmos de novo à Ilha dos Seguidores, Estela ofereceu-me um anel de ouro com um pequeno círculo de minúsculos diamantes brancos rodeando uma pedra negra. Explicou-me ela que o anel significava o círculo do Conhecimento, os diamantes os actos de Serviço e a pedra negra, a Fé no Infinito. Agradeci comovido. Nunca havia gostado de jóias mas aquele anel era acima de tudo um símbolo, um prémio e uma prova da minha estada no Arquipélago do Ocaso.
Depois de passarmos as Portas Sagradas esperavam-nos todos os Seguidores. Eu, não sabia… mas pressentia que todo eu resplandecia. Parecia que uma luz maior me tingira a alma e transbordava para fora do meu corpo. O meu rosto trazia uma expressão grave e plena de maturidade. Eu tornara-me num Homem!
Um a um, abraçaram-me felizes desejando-me sucesso na minha futura etapa de vida. Jerónimo foi o último e, em vez de se despedir, confidenciou-me que iria comigo para me acompanhar, proteger e guiar na nova aventura. Fiquei admirado porque este era o Seguidor com quem tinha tido menos contacto.
Era uma personagem um tanto estranha, muitíssimo alto e magro, parecia um junco balançando ao vento, do seu rosto também afilado sobressaía um nariz em forma de bico de águia, as sobrancelhas espessas juntavam-se em ásperos pêlos de cor branca acinzentada. A barba e o cabelo desciam até meio do peito e eram quase resplandecentes na sua alvura. Vestia uma túnica cor de noite que contrastava cor a claridade da sua figura.
Fiquei contente com a segurança oferecida por Jerónimo e, saí da Casa confiante.
Descemos a rampa que nos encaminhou ao cais, entramos num bote que nos levou a um navio maior. Quando me debrucei na amurada deixei que as imagens daquela que fora também a minha pátria se desfizessem na neblina rosada e, em breve, entrei num mundo de céu azul, águas ruidosas. Voltava a sentir o ciclo do dia e da noite.
Contei cinco até perceber o horizonte negro e verde que me esperava no entanto, estremeci com os gritos das gaivotas!










Sem comentários: