sábado, 18 de abril de 2009

A beleza


A beleza é um conceito estético e subjectivo que se torna ideal de épocas e culturas diferentes. É algo que permite vibrar agradavelmente as fibras do nosso espírito mas que se transmite e se ensina de geração em geração.
A beleza está relacionada com todas as artes, com os sentimentos, com as emoções, que associa tanta vezes o aspecto físico ao aspecto emocional.
Deve haver arquétipos de beleza no nosso eu mais escondido, assim se pode explicar por que nos deixamos enlevar pelas manifestações artísticas do passado. Desde a arquitectura à escultura, da música à dança, da poesia à epopeia, somos levados a ser cúmplices de nossos avós.
A beleza está ainda ligada a valores morais assim como as artes e as escolas de pensamento. Não está imune da manipulação política ou religiosa. Toda a vida assim foi! Os grandes monumentos, a decoração dos espaços colectivos e privados, os hinos unificadores, tudo isso em prol de alguém ou de ideias. Qualquer um que deseje o poder sobre os outros o sabe. Reveja-se os grandes ditadores da História, os grandes senhores fundadores de impérios, todos eles recorreram a ideais de beleza e os promoveram de forma propagandística. E, a importância que era ser opositores mesmos? Correu sangue, morreu gente, exilaram-se alguns e ostracizaram-se outros, tudo por que não pensavam de igual modo com o que estava instituído!
Como pode a beleza ser responsabilizada por tal?

A beleza é o reflexo de um raio de luz no cristal da nossa alma!

Sem comentários: