terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Telmo, o marujo

A Ilha do Conhecimento (1ªparte)


Como não tinha quaisquer tarefas definidas e a quantidade de experiencias novas me haviam perturbado, comecei a ficar menos inquieto, deambulava pela Ilha do Ocaso sem grande entusiasmo, procurava castigar o meu corpo em caminhadas cada vez maiores e por trilhos mais difíceis. Era uma forma de não pensar, de afastar a angústia que me tomara desde a visita que fizera com Gisela.
Os Seguidores nem sempre podiam estar comigo, cada um tinha afazeres demasiado importantes para me incluírem, mas Hugo, o Mestre, apercebeu-se do meu ânimo e um dia veio ter comigo com a grande novidade.
- Telmo, meu rapaz, chegou a hora de mudares de vida! Tens que cuidar da tua educação. – Bateu-me amigavelmente no rosto e esperou a minha reacção.
Hugo, tinha uma idade bastante avançada, mas era um homem enérgico e optimista. O cabelo entre o uivo vivo e o branco descia em ondas pelas costas até às espáduas. Muito alto e seco como um pinheiro bravo, emanava energia mas também muita ponderação e sabedoria. Admirava-o tanto que ás vezes apetecia-me arrimar-me a ele para receber a sua força e conhecimento.
- E como vai ser isso? Quem ai ser o meu mestre? - Perguntei sinceramente interessado.
- Irás para a Ilha do Conhecimento, lá o teu corpo, a tua mente e o teu espírito aprenderão a crescer juntos. Terás, não um, mas vários mestres que te ajudarão nessa tarefa, mas ser-te-á dado um tutor que supervisionará as tuas aprendizagens te auxiliará a adaptar-te às rotinas e disciplina.
Por um lado estava feliz com a perspectiva de uma nova vida, mas por outro sentia um certo receio pelo desconhecido e por que queria verdadeiramente corresponder às expectativas que os Seguidores depositavam em mim.
Hugo, passou-me o eu braço sobre os meus ombros e animou-me garantindo que eu me sairia bem.
Nesse dia fui convidado a participar na refeição dos Seguidores para ter a oportunidade de receber alguns conselhos e despedir-me de todos eles.



Sem comentários: