quarta-feira, 11 de março de 2009

Escrever para crianças

Apesar de ter trabalhado tanto tempo para crianças continuo a ter alguma dificuldade em escrever para elas. Mesmo próximos, é difícil falar a mesma linguagem.
Como já disse aqui, a poesia foi sempre um instrumento que utilizei para chegar ao coração delas e isso deu frutos porque o lado emocional da poesia permite desenvolver também o raciocínio e a consciencialização dos valores.
No entanto, também fiz algumas incursões pela prosa. Começava muitas das minhas aulas com um conto. Às vezes um conto popular, outras, um conto inventado por mim. Registei alguns, não todos. E tenho pena de o não ter feito! Uma coisa é certa; até as coisas mais sérias podem ser ditas com uns pozinhos de magia. Todas as crianças apreciam a fantasia mesmo que tenham consciência da realidade. É o contexto lúdico que as estimula a aprender, por isso enveredei nesta área literária tão difícil. Contei-lhes histórias como outrora me contaram a mim. Sim, porque eu fui uma privilegiada nesse aspecto! Cada um, à sua maneira, todos os meus familiares tinha histórias para me contar, umas reais e outras fantásticas. O certo que é cresci no meio de contadores de histórias.
Portanto só me limitei a reproduzir o mesmo tipo de educação que tive em relação aos meus filhos e aos meus alunos e, podem crer, que não me dei nada mal!

Sem comentários: