segunda-feira, 9 de março de 2009

O teatro


O teatro é uma das minhas paixões. Paixões? As paixões são entusiasmos passageiros que nos tomam de surpresa e nos enlaçam durante algum tempo em correria louca.
Teatro, para mim, é muito mais do que paixão, veio ter comigo na aurora da minha vida, cresci com ele, aprendi com ele a reflectir e a compreender o seu sentido.
Arte? Disciplina? Modo de estar? Pedagogia social e humana, encontro de realidades vestido de fantasia…às vezes doloroso, às vezes terno.
É uma forma de comunicar. Tão antiga como a própria linguagem. Imagino o caçador pré-histórico relatando os seus feitos junto dos companheiros; ele é herói, vítima, é o vento frio cortando a pele, o encontro com os rivais, tudo isto acompanhado de gestos e expressões faciais, de onomatopeias, de registos de voz variados.
Mais tarde, surge a coreografia de uma ou mais danças, a respectiva alteração do aspecto físico, o cerimonial perante a assembleia de seus iguais, notando-se já a interacção das personagens com o público.
Vem depois as grandes encenações, pensadas e realizadas pelos sacerdotes das diversas religiões organizadas, e, claro, a Grécia, Roma, a China, adoptando a arquitectura ao acto da representação. Vêm as máscaras, as luzes, a música, os efeitos especiais, acompanhando as narrativas especialmente escritas para a posteridade.
Daí para cá, pouco mais se desenvolveu, acrescentou-se apenas novas técnicas, novas filosofias e conceitos.
O teatro devia ser uma disciplina obrigatória nas escolas, digo-vos isso porque também fui professora. Com ele desenvolvem-se competências únicas; a linguagem oral, gestual e verbal, a colocação da voz, a estética, a descoberta dos autores, a noção do tempo e do espaço, o respeito pelo trabalho de grupo e pelo o outro, a pesquisa histórica, a contextualização dos acontecimentos e, também a receber a crítica e os elogios.
O teatro é isto tudo e o que mais quisermos absorver dele, considero-o a actividade artística mais completa de todas mas há tanta gente que não entende…

Sem comentários: